A vereadora Larissa Rodrigues, que esta semana está substituindo o titular da bancada do PL, Heider Couto, apresentou à Câmara dos Vereadores de Canoas, um projeto de lei que institui o “maio laranja”, um mês inteiro dedicado a conscientização e ao enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. No texto apresentado, Larissa alega que a violência contra crianças e adolescentes é um tema de saúde pública, que tem deixado graves consequências para aqueles que as sofrem, deixando marcas visíveis e invisíveis.
Segundo dados apresentados pela vereadora, entre 2018 a junho de 2023, ocorreram 18.265 estupros contra crianças e adolescentes só no Estado do Rio Grande do Sul. Em Canoas, no primeiro semestre de 2024, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) registrou a média de um caso de abuso sexual infantil por dia, resultando em 182 casos no período.
A proposta será submetida à votação ainda hoje (20). Caso o projeto seja aprovado, o município integrará a data ao seu calendário oficial de eventos, passando a promover atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual; além de despertar a comunidade canoense para situações de violência doméstica vivenciadas por crianças e adolescentes.
Texto: Eliezer Lutero