
Um tremor de terra de grande magnitude foi registrado na madrugada desta sexta-feira (28) em Myammar e na Tailândia, provocando graves danos e mortes. Em Bangkok, a queda de um prédio em construção resultou na morte de pelo menos três pessoas.
O epicentro do terremoto, que atingiu 7,7 graus na escala Richter, ocorreu a 16 km a noroeste de Mandalai, cidade localizada no centro de Myammar. Esse é o terremoto mais forte registrado desde 2023. O fenômeno também foi sentido com menor intensidade na China e no Vietnã. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS), um segundo tremor de magnitude 6,4 foi registrado pouco tempo depois, na mesma área.
Myammar atravessa uma guerra civil e é governado por uma junta militar, que controla os meios de comunicação, como rádios, TVs e jornais. A restrição da internet no país tem dificultado a obtenção de informações atualizadas sobre a situação. Até o momento, não se sabe a extensão total dos danos. Em resposta à tragédia, a primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou estado de emergência em Bangkok, enquanto o governador local informou que muitos edifícios foram afetados. Foi montado um centro de atendimento 24 horas para socorrer os atingidos.